Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO DA ALMA, ANTES E DEPOIS DA MORTE

EDUCAÇÃO DA ALMA, ANTES E DEPOIS DA MORTE.

Luiz Carlos Formiga
“A educação da alma é a alma da educação”.
São poucos os que sabem que esta educação continua na  cidade universitária alma, com professores “pós-graduados” em espiritualidade.
É através do processo de socialização que valores passam a ser entendidos e visualizados como referências importantes para o desenvolvimento da ciência e do saber.
A relação professor-aluno, na Cidade Universitária da alma, descrita pela médium Yvonne, é logo de início uma atitude de transparência.
Narra um dos calouros: - "Participou-nos, em seguida, que sua primeira aula consistiria na apresentação de sua personalidade a nós outros, seus discípulos".
A atitude do instrutor não era de mera formalidade, da apresentação da linha de pesquisa e exame de seus trabalhos publicados em revistas de renome internacional "espiritual", mas na "apresentação de sua personalidade".
Continua o discente: - "que necessário seria que o conhecêssemos intimamente, a fim de que seus exemplos nos estimulassem na senda espinhosa em que seríamos chamados a solver vultosos débitos, porquanto será sempre de boa pedagogia que o mentor apresente seus próprios exemplos aos alunos, a quem inicie, e também para que aprendêssemos a amá-lo, e nele confiar, tornando-nos seus amigos, considerando-o bastante digno de ser ouvido e acatado".
Seus orientadores de tese devem ser conhecidos na intimidade. Que seus exemplos pessoais possam ajudá-los a aumentar suas resistências à frustração, diante das dificuldades do trabalho por vezes espinhoso. Dessa forma eles aprenderão a amá-lo e a nele confiar, tornando-se seus amigos, repito – considerando-o digno de ser ouvido e acatado.
Esses alunos calouros geralmente são espíritos que carregam grandes débitos e, portanto, iniciam a vida universitária com algumas dificuldades. Cabe a pergunta, teriam eles liberdade total no campus universitário? (1)
Disciplina, disciplina, disciplina, disse Emmanuel a Chico Xavier.
Diante do exposto, seria válida a existência de um Núcleo Espírita Universitário na Instituição de Ensino Superior, aqui na Terra? (2)
Na UFRJ, década de 1990, alunos e professores através de iniciativas separadas iniciaram o estudo das obras da Codificação Espírita. Depois se uniram em torno do NEU-Fundão. Hoje o Núcleo da UERJ já ultrapassou 20 anos de existência. (3)
Certamente alguns perguntariam sobre a fronteira entre educação, proselitismo e divulgação. (4)
Por outro lado, não resta dúvidas de que 1. temos que ter uma política para a universidade e não uma universidade para a política, 2.  A educação da alma deve começar no período infantil e aos pais cabe essa tarefa. Para esse magistério superior, na universidade da paternidade/maternidade não se exige o doutorado ou curso superior, mas amor. (5)
Segurança psicológica e espiritual é a base, aqui e acolá. (6)

Leia mais
1.   Universidade da alma, cidade universitária do espírito. Anuário Histórico Espírita 2006. p. 165-183. Organização: Eduardo Carvalho Monteiro e Leandro Borba. Capivari-SP. 2005. 1º edição – dezembro/2006. Co-edição: CCDPE e Editora EME
Universidad del alma – ciudad universitaria del espíritu 


Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

Armas de fogo para quê? Somos pela paz

Armas de fogo para quê? Somos pela paz Jorge Hessen  jorgehessen@gmail.com Brasília - DF  Um encontro entre jovens, em um condomínio de luxo de Cuiabá, se tornou uma tragédia no dia 12 de julho de 2020. Naquela tarde, como fazia com frequência, Isabele Guimarães, de 14 anos, foi à casa das amigas. Horas depois, a jovem foi morta com um tiro no rosto. A autora do disparo Laura, também de 14 anos, relatou à polícia que atirou de modo acidental em Isabele. A adolescente afirmou que se desequilibrou, enquanto segurava duas armas, e disparou. A família da Isabele não acredita nessa versão. Laura praticava tiro esportivo desde o fim de 2019. Ela participou de duas competições e venceu uma delas. (1) Hoje em dia , adolescentes como Laura podem praticar tiro esportivo sem precisar de autorização judicial, graças ao decreto assinado pelo atual presidente do Brasil. A família de Laura, a homicida, integra uma categoria que tem crescido no país, sobretudo durante o atual governo brasilei