PAE

UM REDUTO DE PAZ DE "MARIA DOLORES"

O MATERIALISMO E O UNIVERSITÁRIO ESPÍRITA, EM 2019

Luiz Carlos Formiga



Aureliano Alves Netto, no artigo “Materialismo e Espiritismo”, relembra a Conclusão II, do “Livro dos Espíritos”, dizendo que o Espiritismo é o mais terrível antagonista do materialismo. Diz ainda que materialismo e ateísmo se completam. Um é corolário do outro.
Nas nossas universidades públicas existem docentes, discentes e funcionários que fazem barulho, na defesa da ideologia materialista, nem sempre com condutas apoiadas nos valores morais.
Aureliano lembra o filósofo J. Herculano Pires que disse que “foi graças às provas espíritas da sobrevivência da alma e à explicação racional dos problemas espirituais que a onda materialista do século XIX pôde ser refreada”. O que está acontecendo, século XXI, com a universidade pública brasileira? (1)
O neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, em entrevista recente afirma que “a Ética e a Moral devem voltar as salas de aula, desde a mais tenra idade.” (2) Mas, o Dr. Carlos T. Rizzini, membro da Academia Brasileira de Ciências, disse que os valores morais não têm qualquer significação para o mundo físico. Quando se examinam as propriedades da matéria nenhuma questão moral entra em cena. Uma droga poderá ser muito útil ou maléfica, conforme o uso que dela se faça; não é, em si mesma, nem boa nem má. Sendo o homem apenas matéria, a nossa ciência é ciência da matéria, assim no mundo científico atual é absolutamente natural que a ética não seja considerada. Estendeu-se as leis da matéria a todos os setores de investigação. Neste nível do conhecimento os valores éticos (de índole imponderável e imaterial) não se ajustam.
Mas, e se os espíritas, rotulados de "científicos ou kardecistas", estiverem com a razão?
Eles advogam que são inúmeras as evidências científicas sugestivas de imortalidade e reencarnação e que devemos estudá-las para não sermos considerados indigentes culturais. (3)
Nas nossas universidades federais e estaduais, o ano letivo de 2019 parece que será muito confuso. Um comentário em vídeo, feito por um analista político, na rádio Jovem Pan, revela uma articulação, dos profissionais que operam sob as ordens de partidos políticos de ideologia comunista, que poderá iniciar uma greve geral. (4)
O Núcleo Espírita Universitário poderá passar por momentos difíceis. Esse Núcleo não possui muitos “doadores de suor”. (5)
Creio que somos poucos doadores, não porque sejam poucos os universitários espíritas, mas porque a maioria não acredita que poderá passar pela experiência de Vlado. (6) Fluente em Alemão e Esperanto, ele traduziu ilegalmente livros espíritas, mais de 100, incluindo os psicografados por Chico e Divaldo. Mas, a fidelidade à Kardec não ficou muito barata.
Não é muito fácil falar de uma “Inteligência Suprema” na universidade, nos dias de hoje. Materialismo e ateísmo se completam. Talvez por isso o professor universitário, de pós-graduação, tenha dado aquela resposta ao entrevistador. (2)
Professor Dr. Paulo Niemeyer Filho, você acredita em Deus?
-  Geralmente depois de dez horas de cirurgia, aquele estresse, aquela adrenalina toda, quando você acaba de operar, vai até a família e diz: "Ele está salvo". Aí, a família olha pra você e diz: "Graças a Deus!". Então, a gente acredita que não fomos apenas nós.

Leia Mais