Pular para o conteúdo principal

Carnaval. Bom, Bonito e Barato. Valores São Caros


Carnaval. Bom, Bonito e Barato. Valores São Caros.

 
Luiz Carlos Formiga
Certamente valores morais no período de carnaval são avaliados.
Depois da quarta-feira de cinzas surgem arrependimentos, agradecimentos também.
Lembremos a Madrinha (1) aquela que na “Portela da Vida” nos ajudou a caminhar pela estrada, pisando no terreno sólido dos valores universais.
Como através da conduta arrastamos pessoas, depois do carnaval sem luxo-riqueza deixaremos corações em festa, pelos exemplos de simplicidade.
Agindo assim poderemos cantar com alegria “o bom, o bonito e o barato”, aquele samba do G.R.E.S. União da Ilha do Governador, canção de amor.
Vamos caminhar pela avenida da consciência lúcida apoiados nos valores ético-morais e, sem receio, poderemos indagar: o amanhã o que será?
Na sutileza do amanhecer, abriremos sorriso de esperança e haverá colorido a encantar, como o samba do carnaval passado, hoje no You Tube. (2)
Raquel Dodge, procuradora-geral da República, enviou ao Supremo Tribunal Federal petições em que requer a destinação de recursos de multas a programas de educação básica do MEC. Se houver autorização, mais de R$ 191 milhões poderão ser utilizados na melhoria do processo educacional.
A procuradora reforça a importância da medida "em razão do interesse público em formar cidadãos numa sociedade que valorize a honestidade e seja mais justa e solidária, repudiando toda forma de corrupção".
Raquel destaca "a importância da destinação desses valores ao MEC, seja pelo simbolismo da medida, já que é pela educação que se desenvolve a cidadania, valores éticos e morais que refletem em mudança de comportamento e de práticas nocivas à sociedade“.
Nestes dias de mudança estamos diante de um desafio, que é resgatar valores morais, até na universidade. (4)
Qual é o bem a ser preservado e qual aquele que deve ser promovido?
Qual o caráter do homem ético?
Não há dúvidas que um homem de bem pode ser reconhecido por seus atos e palavras.
Qual é o tipo mais perfeito, que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e de modelo?
Mudanças no desenvolvimento moral são irreversíveis. Não retornamos a estágio inferior.
Valores morais são “caros”, no duplo sentido.
A autoridade da sentença está na razão da autoridade moral do juiz que a pronuncia, por isso, melhor uma coroa de espinhos na fronte do que as brasas na consciência!

Leia mais

1.   Mainha tinha razão. Mi madre tenia razon
2.   G.R.E.S. União da Ilha do Governador (RJ)
3. Milhões para a educação básica
4.   Ética, sociedade e terceiro milênio. Ética, Sociedad y tercer milênio.

Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

Armas de fogo para quê? Somos pela paz

Armas de fogo para quê? Somos pela paz Jorge Hessen  jorgehessen@gmail.com Brasília - DF  Um encontro entre jovens, em um condomínio de luxo de Cuiabá, se tornou uma tragédia no dia 12 de julho de 2020. Naquela tarde, como fazia com frequência, Isabele Guimarães, de 14 anos, foi à casa das amigas. Horas depois, a jovem foi morta com um tiro no rosto. A autora do disparo Laura, também de 14 anos, relatou à polícia que atirou de modo acidental em Isabele. A adolescente afirmou que se desequilibrou, enquanto segurava duas armas, e disparou. A família da Isabele não acredita nessa versão. Laura praticava tiro esportivo desde o fim de 2019. Ela participou de duas competições e venceu uma delas. (1) Hoje em dia , adolescentes como Laura podem praticar tiro esportivo sem precisar de autorização judicial, graças ao decreto assinado pelo atual presidente do Brasil. A família de Laura, a homicida, integra uma categoria que tem crescido no país, sobretudo durante o atual governo brasilei