Pular para o conteúdo principal

O GRITO MAIS TRÁGICO QUE MARCOU O OCIDENTE

Margarida Azevedo
Portugal



“Sendo Jesus o espírito tão elevado como se diz e como o espiritismo defende, como se explica, sabendo que ele vinha em missão especial à Terra, o momento em que ele diz:

Pai, pai porque me abandonaste.” (Sl 22:1; Mt 27:46; Mc 15: 34. - Pergunta feita a dirigente espírita).
A humanidade de Jesus, e a articulação com a sua superioridade espiritual, é das coisas mais difíceis de compreender. Talvez porque, à partida, a problemática esteja mal formulada, isto é, há quem separe o corpóreo do espiritual. Ora eles são inseparáveis. O físico é caminho directo para o espiritual, não numa situação opositiva, mas em estreita relação de contiguidade.

Mesmo para os que defendem que Jesus é Deus, vir à carne é dar testemunho de que o humano é capaz de Deus e que Deus se revela no humano. Um deus que não se revele é um total desconhecido, e parece que Deus não quer isso. Deus e Homem é um binómio existencial cujo fim consiste em dar um sentido à vida.

A morte de Jesus na cruz inaugura uma profunda intensidade dramática. Não é uma questão de fé, mas de vulnerabilidade. Esta tragédia não leva à cena a problemática da fé, dos seus fracassos e virtudes, do desespero e das recaídas constantes face ao saber se Deus de facto existe ou não. A personagem principal é a vulnerabilidade, o lado fraco e débil do muito humano. Jesus não pôde impor-se à vulnerabilidade porque o humano sem a vulnerabilidade não é humano. Se Jesus, ao vir ao mundo, não vivesse como nós, seria uma caricatura e a cruz abdicaria deste versículo.

 “Pai, pai porque me abandonaste?`` é o maior grito de humanidade que Jesus pôde dar. É o mesmo que dizer: “Onde Te meteste no momento em que mais preciso de Ti?” Jesus entrou até ao fim nas nossas limitações, experimentou as nossas fraquezas, dando testemunho de que o fraco é muito forte na medida em que aceite a sua mesma fraqueza. O móbil da Cruz foi o Amor incondicional pela humanidade, os fracos.

Mas também podemos perguntar: Deus não está ausente nesta morte? ou, como é que Deus está presente num crucificado? Que sentido tem esta morte? O sentido deste versículo inaugura o trágico e o vulnerável como elementos cristológicos, os quais deixam de ser uma questão helénica, filosófica, e passam a fazer parte da teologia, da reflexão sobre Deus. Com Jesus, a vulnerabilidade sobe ao estatuto de caminho directo para Deus. A Cruz é libertadora.

Assim, neste versículo, o forte e o fraco confundem-se, o sem sentido (um crucificado) é criador de outro sentido: o paradoxo da cruz, a ignomínia torna-se processo libertador. A vida explica-se pela morte e a morte confere sentido à vida. Jesus é co-protagonista connosco desse sem sentido. A força está na fraqueza, mas o contrário também se verifica.

O versículo não aponta para a missão de profeta, a sua superioridade face a nós. Pelo contrário, representa-o no expoente máximo da capacidade de amar na medida em que a vulnerabilidade se torna a sua/nossa força.

“Pai, pai porque me abandonaste”, não é uma revolta, mas a representação fiel de que estamos sós na maior experiência-limite da  nossa existência, experiência única e intransmissível, individual, lembrando-nos de que pode ser o nosso apelo quando chegar a nossa vez de partir. Somos vulneráveis até à morte, mas não é por isso que somos afectados na nossa fé.

Mas outra perspectiva se impõe, e muito válida, no entanto herética para cristãos mais radicais. Na observação judaica, o versículo nada tem de extraordinário na medida em que a noção de profeta não encerra, só por si, uma superioridade religiosa ou espiritual. Deus serve-se de quem quer e porque quer e não dá satisfação a ninguém. Os profetas do Antigo Israel são em tudo iguais a nós, com as mesmas preocupações, os mesmos fracassos; jamais estiveram fora do mundo. Foi a mundaneidade que os tornou servos do Deus único. Foi  por serem como nós que se impuseram a nós; o humano conferiu-lhes a autoridade necessária para nos fazerem reflectir sobre os nossos maus pendores. O profeta não é, assim, aquele que está longe, nem o que está mais perto de nós. Mais, ele é um de nós. Jesus não escapou a esta perspectiva (ser considerado ou não messias, isso já é outra coisa, embora contígua a esta problemática).

Nesta sequência, podemos ainda remeter o versículo para o Salmo 22. O salmista faz desses versos espectaculares não uma alusão à ausência de Deus em nós, mas à presença do vulnerável, fazendo da fraqueza um despertar de consciência. Eis uma definição de morte, a saber, o despertar para outra consciência. Assim, o salmo apresenta o sofrimento num misto de: experiência da fraqueza e do desespero; certeza de que Deus ouve esse grito dilacerante; a noção de que a presença de Deus em nós nem sempre é clara, ou pelo menos dá ares de estar oculta; a inauguração de outros conceitos mediante outros sentidos, que só da morte são pertença. Porque me abandonaste, em Jesus, acresce-se do abandono, por parte de quem era suposto estar firme até ao fim. Os Doze tresmalharam-se, tomados pelo medo. Isto prova que não perceberam a  sua pregação, não compreenderam a dimensão existencial de Jesus.

Outro aspecto ainda, um profeta não é um mágico. A troça de que, já que era rei podia salvar-se a si mesmo, faz emergir a questão de quantas vezes temos à nossa frente alguém que nos pode ajudar, dar um parecer assertivo sobre uma atitude nossa menos coerente e nós não o detectamos, tão simplesmente porque vivemos ou estamos demasiado apressados. Quantas vezes Deus nos destaca um anjo de carne e osso e nós sacudimo-lo porque amarrados a conceitos e preconceitos sem sentido! Não é um processo mágico o que nos liberta, mas a fidelidade a uma presença incondicional toda amor.

Pai, pai porque me abandonaste?”, não é a profecia da adivinhação, mas o grito do acerto entre o trágico e a vulnerabilidade. É a consciência de uma nova tragédia em que o coro é a humanidade inteira. 


Citada:

Bíblia, trad. de Frederico Lourenço, vol 1, Novo Testamento, Os Quatro Evangelhos, Evangelho Segundo S. Mateus,Quetzal, Lisboa, 2016, p. 92.

Cadernos Bíblicos, Etienne Charpentier, Cristo Ressuscitou, Difusora Bíblica, Lisboa, 1981, n.º6, p.64.

Consultada:

Cadernos Bíblicos n.ºs 1 (1979); 2 (2004); 7/8 (1981); 11 (1994), Difusora Bíblica, Lisboa.

S.j., James Martin, Jesus, Um Encontro Passo a Passo, Paulinas Editora, Prior Velho, Gólgota, pp.418-425.



Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

“BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO”: UMA ANÁLISE CRÍTICA (PARTE III (CAPÍTULOS 15 ATÉ 23)

LEONARDO MARMO MOREIRA CONTINUAÇÃO DA PARTE II... Capítulo 15 – A Revolução Francesa                 Nesse capítulo, fora o jargão católico que permeia todo o livro, não há maiores pontos de destaque para a leitura de um Espírita militante. Todavia, acreditamos válido dois registros: p.111  “— Anjo   amigo – interpelou um dos operários da luz naquela augusta assembleia...”                                 “Anjo” é uma expressão católica que não tem nenhum valor à luz da Doutrina Espírita. Será que não poderia ser substituída? A Doutrina Espírita não veio ao mundo para proporcionar a cada um de nós a Verdade que liberta da ignorância? Ora, a ignorância espiritual inclui as visões mitológicas a respeito de Espíritos superiores, os quais são Espíritos humanos, trabalhando para o desenvolvimento progressivo de suas qualidades, o que consiste destino comum a todos nós. Cabe a pergunta: será que Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, André Luiz, Yvonne Pereira, H