Pular para o conteúdo principal

O excesso de rigor na Doutrina Espírita ...o rigor desencoraja, afasta e irrita.(ESE X,16)



Dona Maria, amorosa avó, mãe extremada, esposa dedicada, irmã exemplar e cidadã digna, tornara-se espírita e frequentava a Comunhão Espírita Cristã. Apesar do pouco tempo, uns dois anos de doutrina, dedicava-se ao estudo e à prática evangélico-espírita com responsabilidade.

Numa noite, antes do início dos trabalhos doutrinários, dona Dalva Borges, presidente da casa, aproximou-se da confreira e lhe disse:
- Dona Maria, é para a senhora ir para a câmara de passe e trabalhar na aplicação do passe magnético.
A distinta companheira assustou-se e, disse:
- Eu?! Eu não. Sou iniciante no Espiritismo.
- É, mas é para a senhora ir aplicar passes. Se não quer, então vá falar com o Chico, porque foi ele quem lhe mandou esse recado.
Dona maria encaminhou-se até o Chico Xavier e falou:
você quer que eu aplique passes magnéticos? Mas, eu sou novata no Espiritismo. Eu posso?
- Pode sim, por que não? - respondeu-lhe o médium.
- Mas Chico, eu nem sei transmitir passe.
O experiente intérprete dos bons espíritos, falou então para aquela responsável irmã:
- Ora, dona Maria, quando a senhora impuser suas mãos sobre as cabeças dos necessitados de energia salutar e fizer uma prece, os Espíritos farão o que for necessário.
- Bem, se é assim, eu vou - respondeu a irmã mais confiante.
Desde aquela noite, a responsável médium passou a fazer parte da equipe mediúnica dos passes magnéticos da Comunhão Espírita Cristã.
Junto de nós alguém lembrou: "Existe no movimento espírita grupos que só aceitam os médiuns com longas preparações em cursos especiais, e daí, como ficamos?
De nossa parte pensamos: se uma pessoa com os predicados morais de dona Maria não estiver apta a trabalhar em passes de cura, quem é, então, que estará? É preciso muito discernimento por parte dos dirigentes. O excesso de exigência nos faz lembrar Kardec, no livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo", no capítulo X, 16: "...o rigor desencoraja, afasta e irrita."

Livro: Chico Xavier - lembranças de grandes lições
autor: Cezar Carneiro de Souza
foto: o autor do livro com o nosso Chico

Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

Armas de fogo para quê? Somos pela paz

Armas de fogo para quê? Somos pela paz Jorge Hessen  jorgehessen@gmail.com Brasília - DF  Um encontro entre jovens, em um condomínio de luxo de Cuiabá, se tornou uma tragédia no dia 12 de julho de 2020. Naquela tarde, como fazia com frequência, Isabele Guimarães, de 14 anos, foi à casa das amigas. Horas depois, a jovem foi morta com um tiro no rosto. A autora do disparo Laura, também de 14 anos, relatou à polícia que atirou de modo acidental em Isabele. A adolescente afirmou que se desequilibrou, enquanto segurava duas armas, e disparou. A família da Isabele não acredita nessa versão. Laura praticava tiro esportivo desde o fim de 2019. Ela participou de duas competições e venceu uma delas. (1) Hoje em dia , adolescentes como Laura podem praticar tiro esportivo sem precisar de autorização judicial, graças ao decreto assinado pelo atual presidente do Brasil. A família de Laura, a homicida, integra uma categoria que tem crescido no país, sobretudo durante o atual governo brasilei