Pular para o conteúdo principal

Carta de despedida do Projeto Maria-Marias do PAE





"Prezados companheiros do PAE- Posto de Assistência Espírita

Durante os últimos seis anos tivemos a oportunidade de desenvolver o Projeto “Maria, Marias”, oficinas de artes manuais para mulheres e meninas, dentro das instalações dessa entidade.

Enfrentamos muitos desafios, sempre procurando nos manter fiéis ao objetivo maior de servir a Deus na figura do próximo, por meio da criação e da implantação de oficinas de artes manuais, concebidas para oferecer, além da capacitação para o trabalho digno, a conscientização e a educação voltadas para a humanização e a emancipação.

Temos a certeza de que nossos objetivos aqui foram plenamente atingidos.

Não temos palavras para agradecer a acolhida fraterna que sempre recebemos dos dirigentes e membros do PAE, apoio que foi imprescindível para a realização de nossas ações. Mas, conforme as diretrizes do planejamento estratégico que seguimos desde o início de nosso projeto, é hora de nos reestruturar, nos adequar, de nos atualizar para atender as novas necessidades e desafios que surgiram ao longo desse tempo, que para nós também foi de aprendizado. Necessidades essas que exigem a expansão do nosso alcance fraterno e a implementação de novos métodos, visando propiciar mais alternativas de geração de trabalho e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social. 

Encontramos em Ceilândia, junto a vocês, o espaço, a acolhida e o apoio tão necessários quando transferimos nossas atividades da cidade de Planaltina.

Tivemos a oportunidade de estreitar laços de amizade com a comunidade local e perceber que as ofertas para o tipo de auxílio que podemos oferecer suplantam a demanda.

Mas, a “corrente do bem” não pode parar! Precisamos romper os diques da nossa zona de conforto e seguir em direção às zonas de maior desconforto que se espalham, desamparadas, ao nosso redor. 

Nosso planejamento estratégico, caminha lado a lado do nosso compromisso com a Espiritualidade que nos ampara. Assim, entre sermos como um farol que tenta iluminar um caminho que já está banhado de Sol ou como uma nau que parte em busca de novos horizontes, a escolha é clara: é hora de partirmos ao encontro de locais onde a necessidade seja maior e menos assistida, onde as oportunidades sejam mais escassas e as pessoas esquecidas. Hora de plantar a boa semente em solo ainda não desbravado, onde os frutos sempre brotam com mais vigor.

Por entendermos que a caridade é o modus operandis do Espiritismo, um rio que flui entre as pessoas, e não um poço de água estagnada, sempre planejamos antes de agir. Assim, entendemos ser hora de parar, refletir, analisar e direcionar os próximos passos, antes de enfrentar um novo desafio; o que faremos, sempre, com o apoio de antigos e novos parceiros, todos, enfim, que acreditem na potencialidade do Projeto e que se dispuserem a nos ajudar a assistir aqueles que, entre nós, estejam mais necessitados.

Sempre amparados pela Fé em Deus nosso Pai e Criador, seguimos as diretrizes traçadas por Jesus na Doutrina do Amor, que tem em Deus a referência maior, mas indica o próximo como referência imediata, sem acepção de gênero, raça, latitude, confissão religiosa ou qualquer outra limitação.

Desejando muitas realizações no bem, a todos que nos acolheram e que certamente seguirão colaborando conosco em desafios futuros, reiteramos nossa gratidão à toda família do PAE, da qual somos e sempre seremos parte, ensejando, na despedida do Projeto Maria-Marias dessa Casa Espírita, que Ela siga seu Caminho de Luz, espargindo amor, orientação e consolo, mediante a divulgação e a prática da Doutrina Espírita, ampliando e fortalecendo, cada dia mais, seus compromissos e ações inspiradas pelo Mandamento Maior que nos foi dado pelo Mestre, que é “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”.

Com nosso carinho e agradecimento eterno.

Equipe do Maria, Marias

Brasilia, 02 de abril de 2017

Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

“BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO”: UMA ANÁLISE CRÍTICA (PARTE III (CAPÍTULOS 15 ATÉ 23)

LEONARDO MARMO MOREIRA CONTINUAÇÃO DA PARTE II... Capítulo 15 – A Revolução Francesa                 Nesse capítulo, fora o jargão católico que permeia todo o livro, não há maiores pontos de destaque para a leitura de um Espírita militante. Todavia, acreditamos válido dois registros: p.111  “— Anjo   amigo – interpelou um dos operários da luz naquela augusta assembleia...”                                 “Anjo” é uma expressão católica que não tem nenhum valor à luz da Doutrina Espírita. Será que não poderia ser substituída? A Doutrina Espírita não veio ao mundo para proporcionar a cada um de nós a Verdade que liberta da ignorância? Ora, a ignorância espiritual inclui as visões mitológicas a respeito de Espíritos superiores, os quais são Espíritos humanos, trabalhando para o desenvolvimento progressivo de suas qualidades, o que consiste destino comum a todos nós. Cabe a pergunta: será que Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, André Luiz, Yvonne Pereira, H