Pular para o conteúdo principal

Chico Xavier usou da “Prudência”



Domingos Cocco
  
No dia 18 de julho de 1955, fui com a minha irmã visitar o consagrado médium Francisco Cândido Xavier, em sua terra natal onde morava, Pedro Leopoldo, MG.

A viagem em um trem que partiu da cidade do Rio de Janeiro não foi fácil, porque a poltrona era desconfortável e estava tão suja a ponto de chegarmos a Belo Horizonte, nossa primeira parada, com manchas de pó nas roupas, além do cansaço, pois a morosidade da condução tornou o trajeto mais longo.

Da capital mineira, seguimos em um pequeno ônibus rumo à cidade de Pedro Leopoldo. Lá, nos hospedamos numa modesta pensão, porém na mesma rua onde ficava localizado o Grupo Espírita Luiz Gonzaga, local de trabalho, como médium, naquela ocasião.

No mesmo dia em que chegamos, por volta das 18 h, olhando pela janela do quarto da pensão, vi o Chico em frente ao Grupo Espírita.  Disse, então, para a minha irmã: “vamos porque, chegando lá cedo, fica mais fácil falarmos com ele”, muito embora o assédio não lhe fosse tão grande, à época.

Assim, saímos em direção à Casa Espírita. Lá chegando, deparamo-nos com o Chico retirando um grande fardo de tecidos da varanda da casa, que tinha o seu piso no mesmo nível da calçada.  Como não poderia deixar de ser, ajudei-o a atravessar a rua rolando o volume, quando ele me falou; “estou levando este fardo aqui deixado pela transportadora, por encontrar a loja ao lado fechada, para a casa de uma das nossas vizinhas, para que não fique a nós computada como uma premiação”.

O fato serviu para demonstrar a “prudência” do médium, e para confirmar que ele não se prevalecia da sua mediunidade.

Deixamos, portanto, o volume em uma residência próxima, e retornamos para  a Casa Espírita.

Enquanto aguardávamos o início da reunião, a minha irmã colocou sobre a mesa, e próximo onde o Chico iria psicografar mensagens, uma folha de papel com o seguinte cabeçalho: “Pedimos a Emmanuel algumas palavras para a “Mocidade Espírita Jerônymo Ribeiro”, de Cachoeiro de Itapemirim, ES”. Terminada a reunião, nos entregaram a folha de papel com uma mensagem, não de Emmanuel, porém do Espírito Bezerra de Menezes, ali recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier, nos seguintes termos:

“Meus amigos, Jesus nos abençoe.

Bem-aventurado  o  lavrador  que cedo  começa a lide  da sementeira, para que o entardecer lhe coroe a fadiga com a benção da colheita.

Procuremos em Jesus o nosso Divino Mestre e esforcemo-nos por conquistar o título de aprendizes Seus.

Não bastará crer nem teorizar, mas agir com o bem para concretizar o melhor em nossas vidas.

Não nos faltam, assim, orientação e advertência.

O Evangelho fulgura diante de nós, concitando-nos ao dever.

 Abracemos, pois, as nossas obrigações e que o Senhor nos ilumine.” (Bezerra)

Escaldados pela viagem de trem resolvemos retornar ao Rio de Janeiro de avião, agora felizes, em virtude de termos recebido da espiritualidade amiga, ali representada por Bezerra de Menezes, pronta e consoladora resposta, e também porque, embora por poucas horas, termos convivido com o mais famoso médium brasileiro, “Espírito de outra esfera”.
Muito obrigado, meu Deus!..


Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito Santo
Domingos Cocco
Rua  Raul Sampaio Cocco n° 30 – Bairro Sumaré
Telefone: (28) 3522-4053 – CEP – 29304-506
Cachoerio de Itapemirim -  Estado do Espírito Santo


Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

“BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO”: UMA ANÁLISE CRÍTICA (PARTE III (CAPÍTULOS 15 ATÉ 23)

LEONARDO MARMO MOREIRA CONTINUAÇÃO DA PARTE II... Capítulo 15 – A Revolução Francesa                 Nesse capítulo, fora o jargão católico que permeia todo o livro, não há maiores pontos de destaque para a leitura de um Espírita militante. Todavia, acreditamos válido dois registros: p.111  “— Anjo   amigo – interpelou um dos operários da luz naquela augusta assembleia...”                                 “Anjo” é uma expressão católica que não tem nenhum valor à luz da Doutrina Espírita. Será que não poderia ser substituída? A Doutrina Espírita não veio ao mundo para proporcionar a cada um de nós a Verdade que liberta da ignorância? Ora, a ignorância espiritual inclui as visões mitológicas a respeito de Espíritos superiores, os quais são Espíritos humanos, trabalhando para o desenvolvimento progressivo de suas qualidades, o que consiste destino comum a todos nós. Cabe a pergunta: será que Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, André Luiz, Yvonne Pereira, H