Pular para o conteúdo principal

MISTIFICAÇÕES


Por Leonardo Paixão (*)


“1ª As mistificações constituem um dos escolhos mais desagradáveis do espiritismo prático. Haverá meios de nos preservarmos deles?”
“Parece-me que podeis achar a resposta em tudo quanto vos tem sido ensinado. Certamente que há para isso um meio simples: o de não pedirdes ao Espiritismo senão o que ele vos possa dar. Seu fim é o melhoramento moral da Humanidade; se não vos afastardes desse objetivo, jamais sereis enganados, porquanto não há duas maneiras de se compreender a verdadeira moral, a que todo homem de bom senso pode admitir” (KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. Segunda Parte, cap. XXVII, item 303, pergunta 1ª. FEB).

Problema com o qual haveremos sempre de nos deparar nas lides espíritas enquanto estivermos no nível moral que nos condiciona à estadia em um planeta de provas e expiações: a mistificação.
No capítulo das obsessões ela envolve o grau de obsessão por fascinação, porém, é preciso separar mistificadores de mistificadores-obsessores.
Mistificar conforme o Minidicionário Antônio Olinto da Língua Portuguesa significa: Enganar; embair; abusar da credulidade de. Assim, o que querem os mistificadores, sejam encarnados ou desencarnados é nos ludibriar. E como não sermos enganados? Já orienta Allan Kardec de tudo se passar no que respeita às palavras dos Espíritos pelo severo crivo da razão e do bom senso, para isso é preciso que estejamos com boa disposição moral sem desejos de superioridade e nem de ser detentor de revelações.
Deixaremos aqui algumas experiências pessoais a respeito. Sabemos, conforme orientam as Obras Básicas e as subsidiárias sérias, de que os Espíritos sérios não se intrometem em assuntos humanos que cabe à própria vida terrena e às nossas escolhas. Pois bem, certa feita em que presenteamos uma amiga com uma ave para que ela pudesse abater e fazer uma celebração familiar, através de nós mesmos, manifestou-se um Espírito que recebe em religiões de matrizes afro a nomenclatura de “preto-velho” e que sabemos muitos deles serem bons e auxiliarem em reuniões mediúnicas e poderão ser até Guias se com suas instruções isso mostrarem. No caso em pauta, a nossa amiga lhe perguntou se deveria comer a ave, o espírito deu aval para tal. Ora, um Espírito que seguisse pelas diretrizes seguras da Codificação ou não responderia ou diria em poucas palavras que isso é assunto terreno e, portanto, de foro íntimo de cada qual, já que por escolha pessoal temos uma alimentação vegetariana e não por instrução deste ou daquele Espírito. O Espírito neste caso deve ser classificado de ruim, enganador? Cremos que não, porém, deixou claro a sua condição de não-superioridade, mas, caso, orientações assim começassem a ser realizadas e acatadas, tanto o Espírito quanto nós, estaríamos na classificação de mistificadores.
Outra coisa: em uma de nossas reuniões de tratamento à distância este mesmo Espírito anos atrás recomendou que passássemos amônia para limpeza fluídica do Grupo que até então estava instalado em uma pequena sala comercial. Ficamos quietos e pedimos em pensamento socorro ao nosso Guia, o Espírito Alberto e ele recomendou que relêssemos André Luiz, postura digna de um Guia verdadeiro que não nos deixa sem o trabalho de pesquisa e de estudo. Fomos então à leitura e encontramos o seguinte:
“(...) A higienização processava-se ativa.
O serviço reclamava cuidado.
Segundo apontamentos recolhidos por nós, em outras ocasiões, aqui surgiam aparelhos delicados para a emissão de raios curativos, acolá se efetuava a ionização do ambiente com efeitos bactericidas.
Alguns encarnados, como habitualmente acontece, não tomavam a sério as responsabilidades do assunto e traziam consigo emanações tóxicas, oriundas do abuso de nicotina, carne e aperitivos, além das formas-pensamentos menos adequadas à tarefa que o grupo devia realizar” (Nos Domínios da Mediunidade. Ditado pelo espírito André Luiz; [psicografado por] Francisco Cândido Xavier. 27. Edição. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2000. Cap. 28, Efeitos físicos. p. 260).
E também esta referência em obra de outro autor que se reporta à André Luiz com frequência: “A preparação do ambiente operada pelos espíritos era outra referência interessante. O ambiente era ozonizado e ionizado” (VASCONCELOS, Humberto. Materialização do amor: vida e obra de Peixotinho. 3. Ed. revista e atualizada – Recife: Gráfica Barreto, 2011. Casa Editora “O Nazareno” Ltda. p. 70).

Após estas leituras fomos buscar na Internet no buscador do google o significado de ozonizar e ionizar e encontramos:
Ozônio - variedade alotrópica do oxigênio (O3), que se forma na alta atmosfera por reações fotoquímicas [Serve de filtro de radiações ultravioleta, com baixo comprimento de onda e nocivas aos seres, tb. us. como agente oxidante, no tratamento de água, rejeitos industriais vivos etc.].

Íon - Na área da Química, íon, iônio ou ionte é uma partícula, átomo ou molécula eletricamente carregada. É qualquer parte de um átomo ou de molécula deslocada pela aplicação de uma energia. Ionizar é o processo de transformar átomos de carga neutra em seus respectivos íons.

Vemos assim o quanto os Espíritos trabalham para facultar a nós um ambiente adequado, expurgando bactérias e toxinas próprias de nossos pensamentos manipulando as energias precisas para tal e que a nossa parte na higienização física da Casa Espírita é a mesma que realizamos em nossos lares com as diferenças de espaço e utensílios, na essência, porém, é a mesma. E nem se argumente que tal trabalho ocorre para reuniões de materialização ou efeitos físicos, porque sabemos hoje que tal higienização ou limpeza psíquica se dá em todo ambiente da Casa Espírita: salão de palestras, sala de passes, salas para reuniões mediúnicas, sala de evangelização, etc e que nos cabe o dever de mantermos as vibrações propícias ao ambiente com atitude respeitosa, sermos alegres sim, mas não eufóricos com gargalhadas, brincadeiras impróprias, uso de xingamentos, movimentação atabalhoada, dinamismo não significa nervosismo, apreensão, ansiedade, coisas que nos desequilibram o emocional, se mantivermos serenidade na vida cotidiana, de igual modo agiremos no recinto espiritual que nos acolhe. Silêncio interior também é oração.

Vejamos o que instrui Yvonne do Amaral Pereira a respeito:
“Existem os mistificadores, inofensivos, brincalhões apenas, que levam o tempo alegremente, se bem que também levianamente, cujas ociosidades e futilidades só a si mesmos prejudicam, e qeu todos consideram irresponsáveis quais crianças travessas, e a quem ninguém levará a sério. Na Terra como no Espaço,eles proliferam, sem realmente prejudicar senão a si próprios. Existem os hipócritas, perigosos, portanto, que sabem enganar porque se rodfeiam de falsa seriedade, a qual mantém, apoiados em certa firmeza de lógica, e a quem somente observadores muito prudentes saberão descobrir. Na Terra como no Espaço, proliferam também esses, quer encarnados, como homens, quercomo Espíritos já desencarnados, causando no seio das duas sociedades sérios desequilíbrios e danos vultosos, não raro desorganizando a vida e os feitos doso incautos que se deixam embair pelas suas atitudes dúbias. Dentro do Espiritismo, costumam estes, os desencarnados, causar sérios prejuízos aos médiuns orgulhosos insubmissos à disciplina em geral, que a boa prática da Doutrina recomenda, e também entre diretores de organizações espíritas pouco competentes, moral e intelectualmente para o importante mister. Suas atitudes mistificadoras, porém, serão facilmente observadas e desmascaradas por um adepto prudente, bom conhecedor do terreno prático da Doutrina, como da sua filosofia, e, acima de tudo, por alguém que, portador de qualidades morais elevadas, se haja tornado bem inspirado e assistido pelos planos supoeriores do invisível, pois de tudo isso mesmo nos adverte o estudo da Doutrina Espírita. Muito conhecidas são ambas as classes de mistificadores para que nos ocupemos a repetir o que todo aprendiz do Espiritismo conhece.
Há, todavia, ainda, uma terceira classe, a mais impressionante que se nos tem deparado no longo exercício de nossa mediunidade, a mais perturbadora, perigosa e difícil de ser combatida, porque geralmente ignorada sua existência pelos próprios adeptos do Espiritismo, e a qual age de preferência nas próprias paisagens invisíveis, em torno de entidades desencarnadas não devidamente moralizadas, mas também podendo interferir na vida dos encarnados, prejudicando-os e até os levando aos estados alucinatórios ou mesmo ao estado de obsessão, pelo simples prazer de praticar o mal, divertindo-se. Tais entidades são perversas, enquanto que as simplesmente mistificadoras nem sempre se apresentam verdadeiramente malvadas. Obtém aquelas resultados satisfatórios, na torpe tarefa de perseguição e engodo, contra pessoas que, com a devida confiança, não exercem a oração e a vigilância mental de cada dia, como defesa contra males psíquicos, as quais atraem para seus detestáveis agrupamentos espirituais durante o sono corporal, e também contra Espíritos desencarnados frágeis, revoltados, descrentes ou loevianos, que a tempo não se harmonizam com o dever, o que lhes evitaria tais situações após o decesso corporal.
Geralmente, esses a quem aqui denominamos mistificadores-obsessores não foram inimigos das suas vítimas através das existências, nem mesmo as conheceram anteriormente, às mais das vezes. Se exercem a  perseguição e o assédio, alcançando funestos êxitos, será porqueencontram campo aberto para suas operações nos sentimentos bastardos das mesmas, afinidades morais e mentais de má categoria, naqueles a quem se agarram, tornando-se, então, para estes, tais acontecimentos, o prêmio-castigo da sua incúria na prática de ações reformadoras, ou da má-vontade em se voltarem para os aspectos superiores da vida. A encarnados e desencarnados que lhes ofereçam, pois, afinidades, essas desagradáveis criaturas invisíveis frequentemente desgraçam, impelindo-as a desastrosas ações, até mesmo nos setores da decência dos costumes, cujas consequências, sempre lamentáveis, requererão, daqueles que se deixarem embair por suas artimanhas, longos períodos de sofrimento e reparações inapeláveis, muitas vezes, através de rrencarnações amargurosas.
O leitor que, atento, perlustrar as páginas de algumas obras doutrinárias, mormente as psicografadas, há de observar citações sobre falanges inferiores do mundo invisível, que afligem e perturbam os recém-desencarnados desprevenidos, falanges cujos integrantes seriam vultos disformes, grotescos, extravagantes, e cujas configurações e ações pareceriam fruto de pesadelos àqueles qeu se não afinam com as blandícias da Espiritualidade. Provocam-nos, seduzem-nos, aterrorizam-nos, criando mil fantasmagorias que às pobres vítimas parecerão alucinações diabólicas, das mesmas se servindo, ainda, como joguetes para a realização de caprichos, maldades e até obscenidades. Comumente, queixam-se os suicidas de tais falanges, cujo assalto lhes agrava, no pélago de males para onde o suicídio os atirou, o seu já insuportável suplício. E nas sessões práticas, ou mediúnicas, da Doutrina Espírita, quando bem organizadas e dirigidas não é difícil ouvirem-se queixas idênticas daparte de Espíritos comunicantes muiti inferirores, ou ainda de suicidas” (Devassando o Invisível. 3. Edição – Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2010. Pp. 108-110. Grifos do original)

E encerramos com estas sábias palavras do Espírito Camilo:
“O que o movimento espírita precisa, em seus labores, é de indivíduos qeu se sintonizem com a lógica do pensamento espírita, aprumada nas considerações clarificadoras do Espírito da Verdade, capaz de facear o avanço intelectual terrestre, sem temores, sem tibieza, estabelecendo a inbalável fé, qeu faz a alma crescer, iluminar-se, liberrtando-se do cruel pieguismo ou da exaltação neurótica ou, ainda, do anseio de domínio da opinião, quando uma luz mais alto se ergue, a do Cristo, que o Espiritismo alimenta com os óleos da sua celeste inspiração” (Correnteza de Luz/ [psicografado por] J. Raul Teixeira; pelo Espírito Camilo – 4. Niteroi, RJ: Fráter Livros Espíritas, 2011. Cap. 07, Contrasserviços. p. 63)


            (*) - Leonardo Paixão é trabalhador espírita em Campos dos Goytacazes, RJ, colaborando no Grupo Espírita Semeadores da Paz.

Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

Armas de fogo para quê? Somos pela paz

Armas de fogo para quê? Somos pela paz Jorge Hessen  jorgehessen@gmail.com Brasília - DF  Um encontro entre jovens, em um condomínio de luxo de Cuiabá, se tornou uma tragédia no dia 12 de julho de 2020. Naquela tarde, como fazia com frequência, Isabele Guimarães, de 14 anos, foi à casa das amigas. Horas depois, a jovem foi morta com um tiro no rosto. A autora do disparo Laura, também de 14 anos, relatou à polícia que atirou de modo acidental em Isabele. A adolescente afirmou que se desequilibrou, enquanto segurava duas armas, e disparou. A família da Isabele não acredita nessa versão. Laura praticava tiro esportivo desde o fim de 2019. Ela participou de duas competições e venceu uma delas. (1) Hoje em dia , adolescentes como Laura podem praticar tiro esportivo sem precisar de autorização judicial, graças ao decreto assinado pelo atual presidente do Brasil. A família de Laura, a homicida, integra uma categoria que tem crescido no país, sobretudo durante o atual governo brasilei