Pular para o conteúdo principal

Ao toque de "Morfeu"


 

Por Jane Maiolo

"Por que estão dormindo?", perguntou-lhes. "Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação!"

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?
No limiar de uma Nova Era que se aproxima esses são questionamentos legítimos que o homem, que ensaia o despertar de um sono profundo, deveria buscar as respostas  mais lúcidas e convincentes .

Eis que um novo dia raia para a Humanidade e grande percentagem de espíritos encarnados na Terra ainda se demoram nos “braços de Morfeu”. [1].

A angústia da transformação se avizinha, a sensação do cansaço é latente, a alma anseia por novos horizontes e a possibilidade da entrada e permanência numa vida futura mais feliz nos acena como a melhor proposta já aguardada por nós.

Atados à materialidade da vida hodierna permanecemos mergulhados nas sensações hipnóticas da consciência milenarmente anestesiada, ainda em busca de satisfação dos prazeres ilusórios, empanturrando a insaciedade do ego e projetando um futuro de fictícias glórias, na Terra!

"Por que estão dormindo?", perguntou-lhes. "Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação!"  [2]
Essa talvez seja a admoestação mais oportuna para esse raiar do dia.

Os mais audaciosos responderiam: Dormimos porque o sono nos apraz. Os mais indolentes arguiriam: Dormimos porque não temos nada pra fazer. Os pusilânimes diriam: Dormimos porque o instante é caótico.

Dormimos todos, no entanto, não oramos.

As tentações nos seduzem facilmente e sucumbimos por falta de vigilância a fim domar as más inclinações e tendências repetíveis.

O Cristo, que deixou as altitudes divinais para se fazer carne; Que foi ignorado pelos judeus; Que foi ironizado por Pilatos, orou no Jardim das Oliveiras , enquanto se preparava para o instante apoteótico do sacrifício extremo, nos ensinou que frente aos nossos testemunhos de fé a oração e a sintonia com o Criador  são imprescindíveis.

Por estarmos nos “braços de Morfeu” não abrangemos que é hora de despertar e orar a fim de haurirmos  forças e entendimento espiritual para combater o bom combate.[3]

Em nossas metáforas ascendemos até o Monte das Oliveiras para orar junto com o Cristo, entretanto , tal qual fez Simão Pedro , abraçamos a postura daquele que carrega a espada escondida na túnica. Para que trazia  Pedro uma espada na bainha? De qual defesa o Cristo careceria?

Semelhantes a crianças espirituais trazemos nossas armas para as nossas defesas. O Cristo não precisa de defesa. Necessita da nossa colaboração para tornar a Terra um mundo evangelizado.
Allan Kardec não precisa da nossa defesa, visto que O Espiritismo é transcendente. Carece dos nossos esforços para difundi-lo em toda a sua pujança e beleza.

O movimento espírita, reduto de dos obreiros do Senhor, não necessita de nossa defesa. Precisa de nossa sã experiência no bem , enquanto representantes vivos da espiritualidade. Nós não necessitamos de defesa, carecemos de amor, tolerância e compreensão fraternal.

A crítica destrutiva, tão presente no movimento de unificação , tem impedido a espiritualização do ser. Ora encontramos dentro do mesmo movimento os cépticos e os crédulos.

Os cépticos contestam tudo, ironizam toda e qualquer intervenção do mundo espiritual no mundo físico, suprimindo em seu nascedouro as hipóteses de espiritualização do ser.

Os crentes ingênuos aceitam tudo sem utilização dos critérios do bom senso e da razão. Persuadem-se facilmente.

Ah, os “braços de Morfeu”!

Anunciaria o poeta “vai funda a tempestade no infinito, Ruge o ciclone túmido e feroz...Uiva a jaula dos tigres da procela— Eu sonho tua voz —[4]

O Cristo adverte sobre a hora de despertar.  “ Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, pela espada perecerão.”[5]

            Estudar mais, trabalhar mais, cooperar mais e evangelizar-se mais.

Nossa Humanidade começa a dividir-se em dois grandes segmentos: os amigos da solução e os arautos do problema. Alguns  promovem soluções brandas e pacíficas, outros concorrem para o alarde das tempestades e enigmas, desarmonizando e contaminando as mentes frágeis e imaturas.

Ainda assim é urgente darmos conta da nossa administração. Negligenciar o Evangelho  é procrastinar a serenidade .

Contribuamos para que a paz que tanto almejamos comece em nós mesmos!.

Jesus nos desperta e nos aguarda pacientemente a fim de que atendamos o roteiro do trabalho a ser  realizado na Terra..

Ah “Morfeu” … “ Que importa o vendaval, a noite, os euros, Os trovões predizendo o cataclismo...Se em ti pensando some-se o universo ,E em ti somente eu cismo...”[6]

Que importa as tempestades se sabemos quem somos, de onde viemos e para onde retornaremos, após a refrega da vida física.

Avante! O Cristo nos espera!


Notas e referências bibliográficas:




1- Morfeu (palavra grega cujo significado é "aquele que forma, que molda") é o deus grego dos sonhos.

2- Lucas -22:46

332 Timóteo 4:7

4- Poema de Castro Alves - Durante um Temporal

5- Mateus 26:52

6-  Idem 4



(*Jane Maiolo – É professora de Ensino Fundamental, formada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia. Dirigente da USE Intermunicipal de Jales. Colaboradora da Sociedade Espírita Allan Kardec de Jales. Pesquisadora do Evangelho de Jesus. Colaboradora da Agenda Brasil Espírita- Jornal O rebate /Macaé /RJ – Jornal Folha da Região de Araçatuba/SP –Blog do Bruno Tavares –Recife/PE - Apresentadora do Programa Sementes do Evangelho da Rede Amigo Espírita. janemaiolo@bol.com.br -

Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

Armas de fogo para quê? Somos pela paz

Armas de fogo para quê? Somos pela paz Jorge Hessen  jorgehessen@gmail.com Brasília - DF  Um encontro entre jovens, em um condomínio de luxo de Cuiabá, se tornou uma tragédia no dia 12 de julho de 2020. Naquela tarde, como fazia com frequência, Isabele Guimarães, de 14 anos, foi à casa das amigas. Horas depois, a jovem foi morta com um tiro no rosto. A autora do disparo Laura, também de 14 anos, relatou à polícia que atirou de modo acidental em Isabele. A adolescente afirmou que se desequilibrou, enquanto segurava duas armas, e disparou. A família da Isabele não acredita nessa versão. Laura praticava tiro esportivo desde o fim de 2019. Ela participou de duas competições e venceu uma delas. (1) Hoje em dia , adolescentes como Laura podem praticar tiro esportivo sem precisar de autorização judicial, graças ao decreto assinado pelo atual presidente do Brasil. A família de Laura, a homicida, integra uma categoria que tem crescido no país, sobretudo durante o atual governo brasilei