Pular para o conteúdo principal

No CREMERJ: Desafiando a Incredulidade



Luiz Carlos Formiga

Formado em Medicina pela UFMG, Pedro da Silva Nava (1903-1984), foi escritor, autor de sete livros. Baú de Ossos, Balão Cativo, Chão de Ferro, Beira Mar, Galo das Trevas, O Círio Perfeito e Cera das Almas (incompleto). Pode-se constatar também o valor de seus escritos sobre a medicina.

Estava professor na universidade e presenciei o desconforto que foi causado pela notícia de sua morte.

Humberto Werneck diz, em “O Suicídio Anunciado de Pedro Nava”, que “tanto tempo depois de Pedro Nava disparar um tiro contra a própria cabeça, aos 80 anos de idade, tem poucas dúvidas de que o grande escritor mineiro há muito caminhava para se matar. Se não fisicamente (como fez naquela noite, 13 de maio de 1984, arriado num banco sob um oitizeiro quase em frente à sua casa, no Rio), ao menos literariamente Nava teria decidido abreviar o fim.”

Werneck diz ainda que “desconfiava disso quando, um ano antes, passou alguns dias conversando com ele, em seu apartamento na rua da Glória, para escrever na Isto É um perfil do memorialista às vésperas de completar 80 anos. Diz ele que poderia, deveria ter desconfiado, tantas eram as evidências. Estavam numas enigmáticas entrelinhas de nossa conversa, quando, enfático, Nava deplorava a erosão do corpo na velhice e insistia no esplendor da juventude e no primado do amor físico.”

"Sou um suicidário, chegou a dizer Nava pela boca de um personagem de O Círio Perfeito, saído cinco meses antes da tragédia.”

 "O calvário para o suicida é arranjar o revólver, providenciar o veneno, pendurar a corda no gancho, sentar-se no peitoril da janela."


O suicídio é um problema que incomoda à universidade, onde se discute motivações, circunstâncias precipitantes, prevenção. Incomoda também ao movimento espírita, por ser um ato de grande gravidade diante das Leis Divinas ou Naturais.


O Psiquiatra Miguel Chalub, em 1979, chama a atenção para o perfil suicida naquela época: homem, com mais de 55 anos, morador de grandes cidades, agnóstico, socialmente isolado, doente, sem antecedentes psiquiátricos e alcoólatra moderado.


Poderíamos dizer que com esse perfil, a pessoa sofre da “doença da incredulidade” e não conseguem nem perguntar se espíritos existem, mesmo que tenham estado diante deles.

Foi assim que se comportou um paciente posteriormente a uma cirurgia a que foi submetido, feita por um espírito, médico desencarnado materializado com a ajuda de um médium.

O mais interessante é que a peça foi a exame com dois patologistas, e, assistiram ao procedimento dois cirurgiões, um cardiologista e um anestesista.

O paciente, um descrente médico-professor voltou a ter vida normal, sem aqueles sintomas de asma cardíaca. Anos depois desencarnou. Na realidade ele nunca acreditou que houvesse sido submetido a uma cirurgia mediúnica. E agora José?


Agora no dia 04 de julho de 2016 teremos no CREMERJ a oportunidade de estar frente a frente com o Dr. Paulo Cesar Fructuoso, um médico que estava presente naquela cirurgia inusitada. Foi no seu livro que colhi esse exemplo, incapaz de devolver ao paciente a intuição da imortalidade da alma e a da existência de uma Inteligência Suprema, Causa Primária de todas as coisas. A incredulidade é uma difícil provação e os que sofrem dessa “doença da alma” deverão adquirir à custa do próprio raciocínio a prova da existência de Deus e da vida futura. A nossa universidade ainda não mede esforços no sentido do desenvolvimento da Inteligência Espiritual. Na realidade a universidade no nosso país vive de “pires na mão”, para trabalhar o domínio cognitivo. Criar universidades como vitrine política é muito fácil!

Para aguçar a curiosidade de nossos acadêmicos preparamos um pequeno texto, intitulado “A Face Oculta da Medicina no Cremerj”. Esperamos que ele possa ser útil aos que possuem incrédulos materialistas entre os seus amores. Esperamos que possa ser uma estrada de Damasco, para aqueles que estão sem a esperança de dias melhores.

Se dê uma chance. Clique num dos links abaixo e depois vá ao Cremerj, conversar com uma “testemunha ocular”.
“A Face Oculta da Medicina” no CREMERJ


Español  -
 “La Cara Oculta de la Medicina” en el CREMERJ

Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

“BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO”: UMA ANÁLISE CRÍTICA (PARTE III (CAPÍTULOS 15 ATÉ 23)

LEONARDO MARMO MOREIRA CONTINUAÇÃO DA PARTE II... Capítulo 15 – A Revolução Francesa                 Nesse capítulo, fora o jargão católico que permeia todo o livro, não há maiores pontos de destaque para a leitura de um Espírita militante. Todavia, acreditamos válido dois registros: p.111  “— Anjo   amigo – interpelou um dos operários da luz naquela augusta assembleia...”                                 “Anjo” é uma expressão católica que não tem nenhum valor à luz da Doutrina Espírita. Será que não poderia ser substituída? A Doutrina Espírita não veio ao mundo para proporcionar a cada um de nós a Verdade que liberta da ignorância? Ora, a ignorância espiritual inclui as visões mitológicas a respeito de Espíritos superiores, os quais são Espíritos humanos, trabalhando para o desenvolvimento progressivo de suas qualidades, o que consiste destino comum a todos nós. Cabe a pergunta: será que Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, André Luiz, Yvonne Pereira, H