Pular para o conteúdo principal

Tempo de aguardar


Jane Maiolo
“É sempre fácil observar o mal e identificá-lo. Entretanto , o que o Cristo espera de nós outros é a descoberta e o cultivo do bem para que o Divino Amor seja glorificado”[¹]
Há vinte anos eu apreciava a obra no “Mundo Maior”  , da coleção - “A vida no Mundo Espiritual”,  ditada pelo Espirito André Luiz, psicografado  por Francisco Cândido Xavier. As explanações contidas no capítulo XVII, informações procedentes do mundo espiritual bem instruídas pelos Benfeitores, deixaram-me de certo modo de sobreaviso. O mencionado capítulo assinala categoricamente que: “ uma das  alegrias do céu é a de esvaziar os infernos” [²]. Tal afirmação ecou e ainda hoje repercutem na minha alma.
Indubitavelmente o momento pelo qual atravessa toda a Humanidade é caótico, confuso e conflituoso. Vivemos um clima de tensão ético-moral-social e espiritual constante. Não resta a menor dúvida que as regiões “infernais” estão mais vazias!
Por hora, nós outros, defensores da imortalidade da alma, precisamos utilizar um roteiro seguro para não aderirmos ao clima de pessimismo e de desesperança que solapa a psicosfera do Planeta.
O problema do ser humano é o mesmo em toda a parte. Porém, a administração dos reveses de cada existência é tarefa pessoal e intransferível. Aquele que suporta com honra e lucidez esses períodos difíceis já goza de uma posição espiritual mais confortável, pois o mal, ainda que silencioso ou gritante, não lhe perturba a jornada ascensional ou turva-lhe o coração fortalecido na fé.
Diante do desequilíbrio reinante nas diferentes estâncias políticas, sociais, religiosos o que nos resta fazer é sintonizar com mentes mais elevadas a fim de não assimilar os arquétipos da incredulidade oriunda dos clichês do inconsciente coletivo e lembrar que “Quem governa o mundo é Deus” [ ³] - asseverava Jesus ao discípulo Levi que desejava precipitar o processo de implantação do “reino do céu” no coração do homem.
Lembrando as anotações de Eclesiastes “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.” [4].
A ilusão que vivenciamos na matéria tem feito muitos de nós criarmos raízes que serão difíceis de extirpar. Quando soar o tempo da derradeira partida seremos nós conosco mesmos, e no baú espiritual só caberá o que conseguimos depositar e guardar no coração.
Há dois mil anos Jesus nos convidou para o momento da transição; antes enviou João , o Batista, a fim de que os nossos caminhos fossem aplainados em direção ao Criador. Ainda estamos aguardando as hecatombes físicas e materiais que sofrerá o planeta para nossa modificação sem nos darmos contas que tudo esta dentro de uma Ordem Divina e Perfeita, em que  a lei de destruição é natural e gradativa.
A Terra sofrerá grande comoções físicas e sociais, antes disso, porém, urge passarmos por terremotos morais e tsunamis sentimentais   para nos transformar em representantes legítimos  do Mestre entre os homens. Estamos na “era transição”. É imprescindível transformarmos os sentimentos, ou seja, não nos é mais  lícito  fazer aos outros aquilo que não gostaríamos que nos fizessem , eis aí a regra áurea do Evangelho.
Não condenemos, não firamos, não acusemos, pois todo o mal gerado pelas ações individuais exigirá uma reparação, tornando-nos desditosos, amargurados ou aflitos, desesperançosos  ou inflexíveis. Somos herdeiros das nossas próprias atitudes e criações mentais.
O amor de Deus é sempre rico de bênçãos e oportunidades, escravizarmo-nos aos problemas transitórios da matéria é negar nossa filiação divina.
Não tardará o período em que espíritos sublimes reencarnarão na Terra , em missão, para que o amor e a sabedoria possam resplandecer. Aguardemos confiantes. Fazendo a parte que nos cabe na condição de criaturas despertas para a realidade da vida imortal.
Referências bibliográficas:
(1)    XAVIER, Francisco Cândido. Agenda Cristã, ditado pelo Espírito André Luiz, cap.12, RJ: Ed FEB, 1998
(2)    XAVIER, Francisco Cândido. No Mundo Maior, ditado pelo Espirito André Luiz maior cap. 17 RJ: Ed FEB, 1992
(3)    XAVIER, Francisco Cândido. Boa Nova, ditado pelo Espírito Humberto de Campos, cap. 11, RJ: Ed FEB, 1990

(4)      Eclesiastes 3:1-8 (Bíblia de Jerusalém)

*Jane Maiolo – É professora de Ensino Fundamental, formada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia. Dirigente da USE Intermunicipal de Jales. Colaboradora da Sociedade Espírita Allan Kardec de Jales. Pesquisadora do Evangelho de Jesus. Colaboradora da Agenda Brasil Espírita- Jornal O rebate /Macaé /RJ – Jornal Folha da Região de Araçatuba/SP –Blog do Bruno Tavares –Recife/PE - Apresentadora do Programa Sementes do Evangelho da Rede Amigo Espírita. janemaiolo@bol.com.br 

Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

“BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO”: UMA ANÁLISE CRÍTICA (PARTE III (CAPÍTULOS 15 ATÉ 23)

LEONARDO MARMO MOREIRA CONTINUAÇÃO DA PARTE II... Capítulo 15 – A Revolução Francesa                 Nesse capítulo, fora o jargão católico que permeia todo o livro, não há maiores pontos de destaque para a leitura de um Espírita militante. Todavia, acreditamos válido dois registros: p.111  “— Anjo   amigo – interpelou um dos operários da luz naquela augusta assembleia...”                                 “Anjo” é uma expressão católica que não tem nenhum valor à luz da Doutrina Espírita. Será que não poderia ser substituída? A Doutrina Espírita não veio ao mundo para proporcionar a cada um de nós a Verdade que liberta da ignorância? Ora, a ignorância espiritual inclui as visões mitológicas a respeito de Espíritos superiores, os quais são Espíritos humanos, trabalhando para o desenvolvimento progressivo de suas qualidades, o que consiste destino comum a todos nós. Cabe a pergunta: será que Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, André Luiz, Yvonne Pereira, H