Pular para o conteúdo principal

IDENTIDADES DO UNIVERSO ORANTE

Margarida Azevedo
Ao tempo de Jesus, o Judaísmo não tinha um centro de ortodoxia. O próprio Templo não era um centro unificador ideológico. A ele convergiam os grupos mais diversos, tais como baptistas, zelotas, farizeus, aos quais se juntou um novo grupo, os cristãos.

Para além das abordagens teológicas que caracterizavam cada grupo, face à Lei e aos profetas, bem como as singularidas ritualísticas entre si (os banhos rituais entre os essénios, por exemplo), o modo de orar era um elemento identitário característico. Orar com os essénios não era o mesmo que com os zelotas.

Este elemento, porém, não caracteriza o orante quanto ao “quem é”, mas quanto ao “como é”. “Diz-me com quem oras, dir-te-ei como és”, isto significa que o modo de orar é identitário da espiritualidade do orador. Dito de outro modo, “Com quem oro é como eu sou”: essénio, zelota, cristão, etc.

Ao “quem é” responde-se: “É X, o filho de Y; “É A, mulher dos filhos de C”; “É D, da localidade Z”. Há o recurso ao exterior a si para identificar uma identidade parcial, tal como tribo, família, nacionalidade e naturalidade.

Ora, o ”como é” é mais complexo do que o “quem é”. O “quem é” pertence ao nome, ao que é discriminável no espaço e no tempo; o “como é” fala de uma natureza que ultrapassa as questões do nome, é uma identificação fora da impressão digital familiar, tribal ou religiosa.

Pergunta-se: O que é orar? É sentir estadios de consciência; sensações inefáveis, desapossar-se de si; é acreditar que algo vai acontecer e que se gosta; é estar espectante; é, basicamente, mudar o sentido às palavras por meio de uma vontade. Orar é sentir forças e esperar que elas ajam sem barreiras.

Por meio dessa vontade, o orante apela simultaneamente à transformação do mundo. Por isso, a oração é tanto mais sublime quanto mais se espalha, transpondo o débil e limitado horizonte do orante. Como é que se dá esta passagem? De que forma o “como é” se transcende e se ulrapassa? Na oraçâo, há uma possessão característica, pois aquele que ora sente-se possuído por forças. Ao expor-se-lhes, surgem revelações donde a maior é tomar consciência de que algo infinitamente grande se minimiza descendo ao muito pequeno, num momento de uma intimidade que se não expressapor palavras, fazendo-as surgir, num sem sentido, o mesmo é dizer, num sentido que não lhes pertence, num ímpeto de dizer o indizível. O ”como é” une-se ao universo de tal forma que este toma as dimensões do seu coração.

Não se pense que isto tem a ver com o universo mágico. Não se trata de uma coisa passar a ser outra, mas de se manter a mesma, porém com outro modus operandi. Isto é, os afectos exortam o “como é” a que, fervorosamente e por meio de práticas que agradem ao Absoluto, suplique a Sua presença junto de si e do mundo. O material e o imaterial encontram-se no sem sentido das palavras do “como é”.

Este sente-se, por isso, interprete no universo discursivo do outro/novo sentido das palavras, o que para ele significa poder. A palavra pode curar, libertar, purificar, apoucar o mundo à palma da sua mão.

Será o universo “como é” um mundo de fantasias, criador de super-poderes, paradigma de inconscientes perturbados ansiosos de liderança? Para bem das nossas consciências, entende-se por oração um discurso para o bem. Se com Jesus temos o Pai Nosso, oração identitária dos cristãos, que põe em cheque a dimensão hipócrita da vida, e acaba radicalmente com o sistema religioso da troca, temos, por outro lado, como complemento, o cosmopolitivismo da força da palavra, pois o Pai Nosso é uma oração cósmica e passível por ser dita em qualquer credo. Isto é, a cordialidade e o bom entendimento entre todos os que vivem debaixo do Sol é elemento purificador tão forte que dá sentido e força à oração. É identitária para os cristãos, mas é universal na boca do seu profeta. Como ela aprendemos que orar e estar de mal com alguém é anular a força da oração e, reciprocamente, o que é pretendido atingir.

Daqui se infere o quanto ainda estamos longe de tais vivências. A nossa fragilidade leva-nos a cair numa lógica implacável: Dar a Deus para que Deus dê. Logo, quem mais dá mais recebe; o outro é mau, não posso aproximar-me dele. Erro puro.

Não somos fatalmente infelizes, somos cruelmente hipócritas. As longas preces são uma teatralização. A oração em grupo transformou-se num espectáculo para atrair fiéis. Para não se tornarem enfadonhas e despropositadamente repetitivas, o ministrante faz-se auxiliar de equipamentos apelativos.

Além disso, o universo orante não é compatível com o negócio. Ninguém paga a ninguém para orar porque todos nascem preparados para o fazer. Isto significa que a oração é o discurso de um particular que se transcende. Esta força inata impõe-se por uma espiritualidade centrada na misericórdia da Divindade, que a todos dá os meios salvíficos. Assim, Aquele a Quem se ora não nos ama por muito orarmos, nem por muito lhe ofertarmos sacrifícios e outras oferendas. Ele ama-nos antes de nós O amarmos, e porque somos amados conseguimos amar. Temo-Lo dentro de nós.

É este o apontamento a registar no nosso coração. Estamos perante um novo registo existencial que consiste numa mudança radical, de tal forma que corta pela raíz com a lógica negocial.

Com Jesus, inaugura-se o dom do amor como a transcendência da palavra que, na oração, tem o poder ilimitável do Bem.

Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

“BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO”: UMA ANÁLISE CRÍTICA (PARTE III (CAPÍTULOS 15 ATÉ 23)

LEONARDO MARMO MOREIRA CONTINUAÇÃO DA PARTE II... Capítulo 15 – A Revolução Francesa                 Nesse capítulo, fora o jargão católico que permeia todo o livro, não há maiores pontos de destaque para a leitura de um Espírita militante. Todavia, acreditamos válido dois registros: p.111  “— Anjo   amigo – interpelou um dos operários da luz naquela augusta assembleia...”                                 “Anjo” é uma expressão católica que não tem nenhum valor à luz da Doutrina Espírita. Será que não poderia ser substituída? A Doutrina Espírita não veio ao mundo para proporcionar a cada um de nós a Verdade que liberta da ignorância? Ora, a ignorância espiritual inclui as visões mitológicas a respeito de Espíritos superiores, os quais são Espíritos humanos, trabalhando para o desenvolvimento progressivo de suas qualidades, o que consiste destino comum a todos nós. Cabe a pergunta: será que Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, André Luiz, Yvonne Pereira, H