Pular para o conteúdo principal

UM GRAVE ERRO


Luiz Carlos Formiga

 
Na administração a substituição da ética pela ideologia escraviza. Na educação, objetivando o homem integral os valores éticos devem ser e ter prioridade. Não basta perseguir a meta de formar homens instruídos, se não forem capazes de lutar e vencer seus próprios vícios e paixões.
Um registro em Lucas (16:9) é de entendimento aparentemente difícil, para o leitor desatento aos valores ético-espirituais. Refiro-me ao texto que diz: “granjeai amigos com as riquezas da injustiça, para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.”
Uma leitura superficial daquilo que diz Jesus pode levar a se pensar que o Mestre falava de um ladrão inteligente comprando o favor de advogados venais, de modo a reintegrar-se nos títulos honrosos da convenção humana, comenta Emmanuel. No entanto, sem ética não fazemos amigos, mas cumplices.
Emmanuel (Pão Nosso, 112) diz que “quando Jesus fala em amigos, refere-se a irmãos sinceros e devotados, e, quando menciona as riquezas da injustiça, inclui o passado total da criatura, com todas as lições dolorosas que o caracterizam. Assim também, quando se reporta aos tabernáculos eternos, não os localiza em paços celestiais”.
Este espírito identifica como tabernáculo sagrado o coração do homem e como amigos, aqueles que “na qualidade de discípulos mais dedicados e enobrecidos que nós, nos auxiliarão, acolhendo-nos em seus corações, convertidos em tabernáculos do Senhor. São eles que no ajudarão a obter novas possibilidades de reajustamento.”
Psiquiatras dizem que três comportamentos somam para uma boa saúde mental: possuir tempo regular para recolhimento interior, para oração, reflexão ou meditação;  fazer estudo de um material religioso e/ou espiritual e investir em amigos que possuem aspirações em termos de objetivos espirituais e / ou religiosos.
Trocar a ética pela ideologia é um grande erro, mesmo que pense na construção do belo e do bem. O indivíduo cria a ideologia, e depois acaba tendo que encaixar os fatos da realidade numa versão onde transforma cumplices em heróis.
No DNA da ideologia está o preconceito, como o do prêmio Nobel de medicina.
O professor britânico declarou durante uma Conferência, que o problema de trabalhar com mulheres no mesmo laboratório era que “você se apaixona por elas, e elas se apaixonam por você. Quando você as critica, elas choram”. Ele defendeu a ideia de laboratórios unisex, onde os homens não seriam distraídos pelo sexo oposto.
Diz uma professora universitária que “apesar dos inegáveis avanços na promoção da igualdade de gênero, sabemos que a participação de mulheres no campo da ciência continua sendo minoritária.” Enfatizou que no Brasil é muito importante o “Programa Internacional Para Mulheres na Ciência (L´Oreal-UNESCO), que desde 1998 concede bolsas e dá prêmios a mulheres cientistas (inclusive no Brasil), para ajudar a reverter essa situação de desigualdade”.(1)
Mulheres sofrem preconceito, mas foram acolhidas por Jesus e convidadas a colaborar, no inicio da implantação da Boa Nova.
Recentemente, um filme que estreou no Brasil em fevereiro de 2017, conta as histórias de mulheres, cujo esforço foi essencial para que os Estados Unidos dessem início à corrida espacial. Dirigido por Theodore Melfi, o longa acompanha a trajetória das matemáticas Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, que além de enfrentarem resistência por serem mulheres, tiveram que trabalhar ainda mais para serem notadas por serem negras. (2)
A intolerância no mundo tem levado a momentos de grande tristeza. Podemos demonstrar nossa solidariedade, através da WEB, aos que estão passando por dores extenuantes em Barcelona. (3) Nesse “rincon” se diz que a morte não existe, mas existe a dor pelas ausências inesperadas. Nele pedimos a Deus que, em sua infinita misericórdia, siga iluminando a todas as criaturas que passam por provas tão dolorosas e que acolha no seu seio a todos os irmãos. Lembra-nos Francisco de Assis quando pede que sejamos instrumentos da paz, mesmo que estejamos na condição de arvore ferida, apedrejada por produzir muitos frutos.
Morrendo é que se vive para a vida eterna e aí é muito triste, quando nos descobrimos como algoz.
Rogamos pelas vítimas e pelos terroristas, que certamente não sabem o que semearam e que ainda serão seus próprios herdeiros. A colheita é obrigatória, até o último ceitil.
Muitos estão dopados, com a mente em desalinho, enlouquecidos pela ideologia, a droga que subjuga e faz abandonar a ética.  
Os escravizados desta forma e os “homens de um livro só” (*) me fazem lembrar Mario Quintana no seu “Poeminho do Contra”, quando se vinga dizendo: “todos esses que aí estão, atravancando meu caminho,  eles passarão...  eu passarinho!
Precisamos educar para a aceitação da diferença. Lulu Santos diz que “os garotos na escola estavam sempre a fim de jogar bola e ele queria tocar guitarra na TV. “
Eu não queria ser jogador de futebol nem artista. Sonhava, e quase consegui, ser cientista. “Que seja assim, enquanto é”.
O Rincon Espírita com sua solidariedade diante das vítimas diretas e indiretas da tragédia deste ano em Barcelona, faz sentir a necessidade de conquistar amigos verdadeiros, como registrado por Lucas, discutido por Emmanuel em Pão Nosso.

No Rock in Rio, 1985, esse amigo de valor é cantado, de maneira inesquecível, por  James Taylor.

Muito significativo, para quem tem Jesus como modelo e Guia, é o verso que diz: “seja Inverno, primavera, verão ou outono, tudo o que você precisa fazer é chamar e eu estarei aí com você. Você tem um amigo”

(*) Este livro é sobre o fundamentalismo afetando a vida de todos. Embora não seja fenômeno recente, ele hoje ganha maior visibilidade. Comenta a transformação da mensagem de paz em sectarismo e intolerância, para que possa atender interesses puramente políticos.

Leia mais.


Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

“BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO”: UMA ANÁLISE CRÍTICA (PARTE III (CAPÍTULOS 15 ATÉ 23)

LEONARDO MARMO MOREIRA CONTINUAÇÃO DA PARTE II... Capítulo 15 – A Revolução Francesa                 Nesse capítulo, fora o jargão católico que permeia todo o livro, não há maiores pontos de destaque para a leitura de um Espírita militante. Todavia, acreditamos válido dois registros: p.111  “— Anjo   amigo – interpelou um dos operários da luz naquela augusta assembleia...”                                 “Anjo” é uma expressão católica que não tem nenhum valor à luz da Doutrina Espírita. Será que não poderia ser substituída? A Doutrina Espírita não veio ao mundo para proporcionar a cada um de nós a Verdade que liberta da ignorância? Ora, a ignorância espiritual inclui as visões mitológicas a respeito de Espíritos superiores, os quais são Espíritos humanos, trabalhando para o desenvolvimento progressivo de suas qualidades, o que consiste destino comum a todos nós. Cabe a pergunta: será que Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, André Luiz, Yvonne Pereira, H