Pular para o conteúdo principal

Primeiro “Em Louvor a Vida” encerrou as comemorações dos 5 anos de fundação do Instituto Vida do Distrito Federal




Mais de 250 pessoas participaram, no último dia 31 de outubro, do primeiro Seminário “Em Louvor à Vida”, na Comunhão Espirita de Brasília. O evento fez parte das comemorações dos 5 anos do Vida- Instituto Espírita Bezerra de Menezes e contou com o apoio da Comunhão Espírita de Brasília e da Federação Espírita do Distrito Federal. 

O Seminário foi dividido em duas partes. Pela manhã, o Presidente do Instituto Vida, Jaime Ferreira Lopes, apresentou a Rede Renascer. Um projeto que leva voluntárias espíritas ao encontro de mulheres que pensam em abortar. Em 4 anos, 143 mulheres foram atendidas e 47% delas desistiram do aborto. “Nossa meta e fazer com que tenhamos uma voluntária em cada cidade satélite do Distrito Federal e, a longo prazo, uma voluntária em cada cidade do Brasil”, afirmou Jaime. 

Hoje, o projeto conta com 5 voluntárias para fazer todos os atendimentos do Distrito Federal. A coordenadora da Rede, Sandra Bitencourt, explicou que a capacitação de novas voluntárias vai ocorrer no ano que vem. O presidente da Federação Espírita do Distrito Federal, Paulo Maia, destacou a importância do Instituto Vida para combater o aborto. “É uma iniciativa pioneira que merece o nosso apoio”, destacou Maia. 

Ainda na primeira parte, o médico e orador espírita, conhecido internacionalmente, Alberto Almeida, explicou, de forma didática, todo o processo gestacional. Alberto se formou em medicina na Universidade Federal do Pará, atua como médico e psicoterapeuta, com experiência em homeopatia, terapia regressiva de vidas passadas e programação neurolinguística, entre outros. Ele apresentou aspectos científicos para provar que a vida começa na concepção, como esclarece os espíritos, e que o aborto é um crime em qualquer fase gestacional.

Na segunda parte do Seminário, Alberto Almeida, falou sobre as consequências do aborto para a mãe, a criança e todos os envolvidos. Sem revelar identidades, contou dramas vivenciados por ele no próprio consultório. Histórias envolvendo a capacidade de percepção do bebê ainda no útero, seja dos sentimentos maternos ou mesmo de situações externas. 


O público presente se emocionou em diversas ocasiões e várias mulheres fizeram a ficha para participar da capacitação para o trabalho da Rede Renascer. “Saímos daqui com a sensação do dever cumprido. A mensagem da vida foi passada. E nós, espíritas, temos muito trabalho a fazer. Estamos só no começo”, finalizou a vice-presidente do Instituto Vida, Renata Dourado.

Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

“BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO”: UMA ANÁLISE CRÍTICA (PARTE III (CAPÍTULOS 15 ATÉ 23)

LEONARDO MARMO MOREIRA CONTINUAÇÃO DA PARTE II... Capítulo 15 – A Revolução Francesa                 Nesse capítulo, fora o jargão católico que permeia todo o livro, não há maiores pontos de destaque para a leitura de um Espírita militante. Todavia, acreditamos válido dois registros: p.111  “— Anjo   amigo – interpelou um dos operários da luz naquela augusta assembleia...”                                 “Anjo” é uma expressão católica que não tem nenhum valor à luz da Doutrina Espírita. Será que não poderia ser substituída? A Doutrina Espírita não veio ao mundo para proporcionar a cada um de nós a Verdade que liberta da ignorância? Ora, a ignorância espiritual inclui as visões mitológicas a respeito de Espíritos superiores, os quais são Espíritos humanos, trabalhando para o desenvolvimento progressivo de suas qualidades, o que consiste destino comum a todos nós. Cabe a pergunta: será que Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, André Luiz, Yvonne Pereira, H